O que é Gyaru?

Bom já falei demais sobre Ulzzang! Agora vamos falar um pouco do famoso estilo asiático “Gyaru

O que é?

Gyaru é um movimento fashion que começou nos anos 1970 e se tornou popular nos anos 1990. O termo gyaru geralmente era (e hoje ainda é um pouco) atribuído a jovens que possuíam pouco ou nenhum interesse em trabalho ou casamento. Como uma espécie de punks japoneses, os gyaru-o e as gyaru iam contra os paradigmas estabelecidos pela sociedade nipônica e demonstravam suas idéias através de suas roupas.

A popularidade do estilo cresceu nos anos 2000, pois o mercado fashion japonês via estes jovens como consumidores em potencial. Atualmente, gyaru não mantém tanto o ideal do movimento social, todavia como movimento fashion tem ganhado cada vez mais espaço no mercado nipônico.

Imagem

Mas como todo movimento fashion, sempre tem os subgrupos, Gyaru tem tantos que é difícil de decora-los!

Então vamos começar!

 

  1. Himegal/Himegyaru(姫ギャル)

    Constantemente confundias com lolitas, as Himegyaru tem um estilo mais doce. São consideradas “versão princesa” do Oneegyaru.
    Himes priorizam sempre o uso de vestidos que valorizem as curvas,saltos altos e cabelos bem elaborados. Uma das características mais marcantes são os cabelos bufantes com adornos. Himegals costumam dar preferência a cores suaves na hora de vestir-se.
    A sub-divisão possui uma variação: Himekaji-Casual Hime, que são mais parecidas com Oneegyaru, preferenciando blusas, shorts e saias curtas. Casual Himes costumam manter seus cabelos perfeitamente ondulados e soltos, sem acessórios ou técnicas para torná-los altos como os das Himegyaru. Apliques são bem comuns em Himegyaru e Casual Hime.Imagem
  2. Kogal/Kogyaru (高校生 )

    “Ko” vem do Japonês, que significa criança. Kogals são garotas que escolhem mudar seu tom de pele e cabelo para ir contra os padrões estéticos determinados pelas escolas japonesas.
    Conhecidas por usarem uniformes escolares kwaii ou modificar seus próprios, elas costumam estar separadas de outras garotas(não gals) e tem necessidade de estar sempre a frente quando o assunto é moda. Kogals geralmente gostam de parecer mais jovens do que são, Gals deste grupo podem ter qualquer idade, mas costumam ser adolescentes.
    O make Kogal costuma ser leve, entretanto seus cabelos são sempre muito bem tratados e coloridos, sendo geralmente castanhos ou loiros. Outras características marcantes no grupo, são as meias propositalmente bagunçadas e saias curtas.
    Kogyaru, é dos grupos de gyaru mais mal visto no Japão, tendo geralmente sua imagem ligada a prostituição, enjo kosai, comportamento indecoroso e a distúrbios psicológicos com relação à compras.

    Imagem

  3. Ganguro(ガングロ)

    Ganguro é uma trend alternativa que apareceu no Japão logo no começo dos anos 90, usado especialmente por mulheres jovens. Tornou-se popular nos anos 2000, tendo como foco de concentração Shibuya e Ikebukuro.
    Neste estilo, o tan (escurecimento da pele) é meio alaranjado; sendo combinado com cabelos loiros,alaranjados ou acinzentados. Pedras coloridas coladas no rosto, tinta branca destacando os olhos e roupas coloridas são o mais evidente neste estilo.

    Imagem

     

  4. Yamamba(ヤマンバ)

    Yamba devirou do Ganguro, porém é classificado como mais extremo. O tan torna-se mais escuro, sem perder a nuance alaranjada, os cabelos ganham mechas coloridas – que costumam ser sintéticas -, as lentes de contato costumam ser mais chamativas. É característica das Yambas, ter maquiagem branca acentuada apenas na parte superior dos olhos e batom branco nos lábios.

    Imagem

  5. Mamba(マンバ)

    Mambas tem como principal característica o tan mais acentuado que todos os estilos citados até agora, passando do alaranjado para o marrom e ,é claro, o “panda eye”. As Mambas, diferentemente das Yamamba, usam maquiagem branca ao redor dos olhos, causando o famoso efeito panda, os cabelos também ganham mechas coloridas em alguns caso, na maioria fluorescente; entretanto as cores mais comuns vão do loiro-alaranjado ao loiro-platinado.

    Imagem 

  6. Oneegal/Oneegyaru(お姉ギャル)

    Como o próprio nome sugere, Oneegyaru é adotado por mulheres mais velhas (acima dos 20 geralmente) que precisam adequar-se a responsabilidades e outros pontos da vida adulta.
    Mais velhas sim, com mais responsabilidades também…Mas sem glamour, nunca. Esta sub-divisão costuma investir em looks mais sexys e makes mais sóbrios, lembrando muito o padrão europeu. Looks românticos e mais casuais também são vistos frequentemente.
    Pele bronzeada é pouco vista, cabelos costumam variar do loiro ao preto, sendo tons fantasia e cabelos multi-coloridos raros. Atualmente é o grupo Gyaru com maior aceitação no Japão.

    Imagem

    Enfim, deu para perceber que exite vários estilos, né?! Uns eu acho realmente bizarros, como o “Yamamba” jamais usaria este estilo! (rsrsrs). Bom. achei interessante falar um pouco para vocês sobre as Gyaru’s porque é um estilo TOTALMENTE longe da nossa realidade no Brasil, fora que eu AMO a maquiagem dos olhos do estilo “Himegal” elas fazem ficar bem grandões!
    Espero que este post tenha sito interessante para vocês!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: